Metodologia

  • Redes Sociais

Metodologia

SERVIÇO SOCIAL: O Serviço Social é a porta de entrada para todos os serviços ofertados. É responsável pela triagem, entrevista, visitas domiciliares, estudos de caso, diagnóstico social, laudos, seleção, inserção, acompanhamentos, avaliações, controle, desligamentos e encaminhamentos internos e externos.

ATENDIMENTO: Na área da Proteção Social Básica, com intuito prevenir situações de risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Os atendimentos acontecem de acordo com as particularidades de cada caso. No primeiro contato do assistido (a) com a instituição é realizada uma triagem (levantamento de suas necessidades) e de acordo com o caso, é encaminhado (a) para entrevista social, com a finalidade de compreender a situação do indivíduo/família e realizar os procedimentos cabíveis. A partir deste procedimento é feito os encaminhamentos e/ou agendamentos para visitas domiciliares a fim de construir o diagnóstico social e providenciar a inserção do assistido (a) aos serviços ofertados.

Como afirma a Lei 8742/1993 – LOAS Art. 3º “Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas que prestam, sem fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de seus direitos”.

OFERTA DE SERVIÇOS: Os serviços ofertados agregam valores sociais aos assistidos (as) e promovem as suas emancipações sociais, isso implica em mudanças de hábitos, fortalecimento de laços familiares e evolução social gradativa. O nosso trabalho é desenvolvido de maneira contínua e os avanços acontecem a curto, médio e longo prazo, e são acompanhados por equipe social.

É ofertado o Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos a crianças e adolescentes e suas respectivas famílias. O SCFV é realizado em grupos, organizado de acordo com faixa etária, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, observando o seu ciclo de vida.

Tendo público-alvo crianças e adolescentes em:

  • Situação de vivências de violência, negligência e vulnerabilidade social e pessoal,
  • Oriundas do trabalho infantil;
  • Fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 anos;
  • Situação de abuso e/ou exploração sexual;
  • Crianças e adolescentes em situação de rua, e;
  • Vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência;

O acesso aos serviços é gratuito, aberto à comunidade e o funcionamento é de 2ª a 6ª feira, nos horários de 7h as 17horas, e a maioria das festividades no decorrer do ano, acontecem aos sábados.

Ao longo destes anos realizamos atendimentos de: Acolhimento Social; Entrevista Social; Acompanhamento social individual, familiar e grupal; Atendimentos Pontuais e Emergenciais; Visitas domiciliares; Estudo de casos; Relatórios; Ações socioeducativas e preventivas (com temas transversais); Oficina de Inclusão Produtiva; Projetos Sociais (com oficinas Orientação Social, Cidadania e Meio Ambiente, Informática, Artes e Artesanato, Musicalização, Expressão Corporal, Teatro, Karatê, Atividades Lúdicas e Brincadeiras direcionadas), Projetos de Incentivo a Leitura e Escrita, Passeios Educativos; Palestras Infanto-juvenis Reuniões periódicas com as famílias; Palestras; Ação Solidária de Corte de Cabelos; Orientação e Encaminhamentos; Mobilização e Eventos; Trabalho com Reeducando do Sistema Penitenciário Semiaberto e Apoio a outras instituições envolvidas em causas sociais.