Ações e Projetos

  • Redes Sociais

Ações e Projetos

bem-me-quer

 

 

O Projeto Bem-Me-Quer tem o objetivo, auxiliar efetivamente no desenvolvimento social das crianças e adolescentes, assim como, garantir-lhe uma refeição diária e promover atividades de promoção humana e social em ambiente saudável e seguro. Ofertando as oficinas de Orientação Social, Cidadania e Meio Ambiente, Informática, Artes e Artesanato, Música e Dança, Teatro, Karatê, Atividades Lúdicas e Brincadeiras, Projetos de Incentivo a Leitura e Escrita, Passeios Educativos; Palestras Infanto-juvenis.

 

Oficina de Orientação Social, Cidadania e Meio Ambiente

Que por meio do diálogo trabalham-se diversos temas que possibilitam à construção de conhecimento e atitudes, atentos as características e especificidades do universo infanto-juvenil de acordo com a faixa etária e capacidade sociocognitiva de cada usuário, sempre preservando os conhecimentos adquiridos através das experiências vivenciadas, o que permiti aos usuários ser um agente transformador, e ao mesmo tempo garantimos o direito à livre expressão, à valorização, no sentimento de pertença e na construção de projetos de vida, na participação social.

Oficina de Informática

Espaço monitorado onde a criança e adolescente tem acesso à tecnologia de informação, associando a teoria e práticas dos softwares e hardware utilizando corretamente esses recursos. Estimular a criatividade e motivação numa dinâmica envolva as crianças para novas descobertas e aprendizagens, proporcionando aos mesmos, autonomia, cooperação e socialização, principalmente quando na utilização da internet, que possibilita diversos tipos de comunicação e interações entre as culturas de forma bastante enriquecedora.

Oficina de Artes e Artesanato

Tem intuito de despertar o interesse das crianças e adolescentes, na realização dos diversos trabalhos artesanais, desenvolvendo a coordenação motora, criatividade, atenção e integração entre os assistidos. Acontecem diversas atividades relacionadas ao campo da arte, desenhos abstratos e figurativos, assim como a finalização do material em EVA, assim como também trabalhos confeccionados com tecidos e materiais reciclados.

Oficina de Expressão Corporal

Tem por objetivo de oportunizar as crianças e adolescentes de serem grande cidadãos, através da inserção social e autoestima, que os projeta para um futuro de grandes perspectivas. Além de promover o acesso à cultura, entretenimento e convívio através da prática coletiva. Sendo ferramenta de socialização, expressão e transformação. E ter o poder de transformar a vida das pessoas revelando talentos que só precisam de uma oportunidade para desabrochar.

Oficina de Karatê

Proporciona as crianças e adolescentes inseridos no Projeto Bem-Me-Quer desenvolver a estabilidade emocional, manutenção da saúde e fortalecimento físico, através de ensinamento do Sensei. A oficina tem objetivo promover a dedicação, empenho exigindo o máximo do corpo e da mente. Além da oficina Karatê contribui com a paciência, disciplina, perseverança e compreensão, bem como a concentração e foco.

Atividades Lúdicas e Brincadeiras

Importante instrumento para se chegarem ao coletivo humano, através dessas ações as crianças e os adolescentes trabalham questões importantes de seu campo afetivo – medo, desejo, faz-de-conta; experimenta relações sociais como cooperação, competição, comando, subordinação e se desenvolve também intelectualmente.

As atividades lúdicas e brincadeiras estão muito ligadas ao próprio funcionamento da inteligência: estratégias de ação, análise da situação, análise dos erros, lidar com perdas e ganhos, replanejar jogadas em função dos movimentos dos adversários, tudo isso é importante para o desenvolvimento das estruturas cognitivas, provocando conflitos internos, a necessidade de buscar soluções e é desses conflitos que o pensamento sai enriquecido, reestruturado e apto para lidar com novas transformações.

Essas ações são trabalhadas no sentido de pertencimento e identidade da criança e do adolescente, compreendendo a brincadeira como bem cultural que faz parte da história de um povo e de um lugar. Além das atividades lúdicas e brincadeiras, a linguagem, como mediadora da convivência e ampliação do repertório cultural, deve ser alimentada e aprimorada, privilegiando o contato permanente com bons livros, filmes, músicas.

Oficina de Incentivo a Leitura e Escrita

A participação social e politica na sociedade estão relacionadas na capacidade do domínio da língua, comunicação, acesso à informação, expressão e defesa de opinião, por isso o Projeto de Incentivo a Leitura e Escrita visa estimular de forma adequada o processo da leitura e escrita, de modo que as crianças e adolescentes trilhem caminhos essenciais para o despertar da cidadania,  realizado um trabalho diferenciado de interação entre o leitor e o texto, através de oficinas, que é desenvolvido pela leitura livre, hora da história, dramatizações e produções literárias e artísticas. Além do estímulo à leitura e escrita, temos trabalhado com a auto-estima e o comportamento dos alunos nos trabalhos coletivos, despertando a cultura da paz e a aceitação do outro.

Projeto Valorizar a Vida

É uma ação planejada, com foco em uma demanda surgida que esteja causando algum impacto no convívio familiar ou comunitário. É uma forma de trabalhar temas comuns, com um conjunto de famílias, de maneira a fomentar o fortalecimento da sua função protetiva e dos vínculos entre seus membros e com a comunidade. Os encontros acontecem com membros das famílias, a fim de discussão e reflexão sobre determinadas questões surgidas durante o trabalho da equipe de Serviço Social, ou demanda trazida pela família.

E através das oficinas de trabalhos manuais, sendo um mecanismo utilizado para incentivar a participação das famílias e o despertar para uma habilidade. As ações das oficinas, que acontecem de maneira regular, semanalmente, estão relacionadas a um processo reflexivo sobre temas ligados às questões familiares e deve ser sempre orientada na direção nos objetivos da Equipe de Serviço Social. Esses grupos são abertos, recebendo novos componentes ao qualquer momento, no entanto respeitando o limite de 15 participantes por grupo.

Os temas podem ser sobre acesso a direitos sociais, questões familiares, enfrentamento de situações que levam à vulnerabilidade, meio ambiente, vida em comunidade, ou até mesmo demanda vindas das próprias famílias.