Quem Somos

  • Redes Sociais

Quem Somos

HISTÓRIA DO NÚCLEO SOCIAL “Roger Fernandes Rodrigues”

A Associação de Amigos da Criança Carente e Deficiente – AACCD vem a público, informar seus sócios, parceiros, amigos, colaboradores e assistidos (a), que após dez anos de atuação, constatou-se a necessidade de fazer algumas mudanças, com a finalidade de ampliar os seguimentos de atendimentos sociais e ao mesmo tempo melhorá-los. Todas as mudanças são importantes, mas hoje adentramos a sua casa para falar da mudança mais significante que julgamos necessário fazer. Estamos falando da mudança da nomenclatura Associação de Amigos da Criança Carente e Deficiente – AACCD para NÚCLEO SOCIAL “Roger Fernandes Rodrigues”. 

Para que você possa entender como se deu este processo, vamo-nos apresentar:

 

O COMEÇO

A AACCD foi fundada no dia 03 de novembro do ano de 2003, nasceu de um sonho da Srª. Suzete Fernandes da Silva Rodrigues e de seu esposo Sr. Sebastião José Rodrigues e um pequeno grupo de amigos, que não se conformavam com a realidade social na qual viviam mães e crianças carentes e, em especial, crianças com algum tipo de deficiência como: física, auditiva, visual, mental/intelectual, múltipla e patologias crônicas, residentes no bairro Santana/Cariacica-ES.

A princípio, a instituição foi fundada com a finalidade de auxiliar crianças carentes e também, crianças com algum tipo de deficiência residentes no bairro Santana, mas a iniciativa teve excelente aceitação e procura, e assim passamos a atender outros bairros e vários municípios do Espírito Santo.

Houve também uma procura muito grande por parte das mães que trabalhavam fora, de tal forma que o pequeno grupo de amigos não conseguiu sustentar financeiramente a ação. E para não abandonar esta iniciativa nobre, o pequeno grupo de amigos resolveu buscar apoio junto a lojistas, empresários e pessoas físicas, que acreditam que podemos mudar para melhorar a realidade e o meio em que vivemos. E em 05 de março do ano de 2004 inaugurou-se uma creche, denominada CRECHE BEM-ME-QUER, para atender em período integral, crianças carentes residentes nos bairros adjacentes da instituição, ou seja, Bairro Santana e adjacências.

 

OS MOTIVOS PELOS QUAIS ESTAMOS MUDANDO A NOMECLATURA

Mas como toda criança, “um dia”, se torna adolescente, jovem e adulto, isso aconteceu com as nossas crianças, e principalmente com as nossas crianças com algum tipo de deficiência, que alcançaram a maior idade e deixaram de serem crianças, apenas nos documentos, pois no desenvolvimento físico e psíquico continuam sendo vistas como crianças (maior parte delas vivendo em situação vegetativa) e, portanto a instituição não podia continuar atendendo-as, pois a nomenclatura ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA CRIANÇA CARENTE E DEFICIENTE – AACCD não contempla atender adolescentes, jovens e adultos.

E tendo em vista a vinda da Associação de Assistência à Criança Deficiente – (AACD do Teleton) para o Espírito Santo, considerando também que esta já existe (desde 1950), e a AACCD há dez anos, achamos por bem, mudarmos de nomenclatura, pois as duas siglas são muito parecidas e isso poderia causar divergências.

 

A NOMECLATURA

Para se chegar a uma nova nomenclatura, tivemos muita dificuldade, levamos mais de seis meses buscando junto a nossos colaboradores e funcionários, alternativas e sugestões de nomes, pois a AACCD é conhecida no estado/ES, e sobrevive de doações de pessoas que carinhosamente depositam nela a confiança de que suas doações estão sendo aplicadas para os fins na qual foi fundada, que é ajudar ao próximo, em especial as famílias com pouco poder financeiro e com crianças com algum tipo de deficiência. E na busca por esta nova nomenclatura, procuramos não desapontar nossos colaboradores e nem limitar os atendimentos somente a crianças.

.

SAIBA COMO ACONTECEU

O processo de mudança de nomenclatura aconteceu através de várias reuniões com a equipe técnica e com alguns colaboradores da AACCD, onde abrimos espaço para que todos os presentes pudessem sugerir nomes, para assim, convocarmos assembleia geral extraordinária para submeter os nomes sugeridos à apreciação e aprovação. A princípio foram sugeridos vários nomes, como ESPAÇO SOCIAL “Família Feliz”, mas este e outros nomes sugeridos já estavam registrados, então tivemos que reiniciar o processo de escolha. E em uma destas reuniões, o colaborador Max Will – Técnico em Sistema de Informática, sugeriu o nome NÚCLEO SOCIAL e a colaboradora Alezi – Assistente Social, sugeriu fazer uma homenagem a Roger Fernandes Rodrigues, fazendo junção com a sugestão do colaborador Max Will, que resultou no nome NÚCLEO SOCIAL “Roger Fernandes Rodrigues”. E como houve aceitação dos participantes da reunião, então, o nome NÚCLEO SOCIAL “Roger Fernandes Rodrigues” foi submetido à apreciação e colocado em votação na Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 31 de outubro de 2013, e foi aprovado por unanimidade.

.

MAS QUEM É ROGER FERNANDES RODRIGUES?

É filho de Suzete Fernandes da Silva Rodrigues, fundadora da AACCD, (já falecido). Foi um jovem que valorizava as causas sociais e que muito contribuiu para a fundação da AACCD e se dedicou a ela até seu último dia de vida, aonde veio a óbito, em trabalho, devido a um acidente de trânsito, um dia antes do natal, ou seja, no dia 24/12/ 2006 no desabrochar dos seus 18 anos.

Os conselheiros aprovaram a nomenclatura NÚCLEO SOCIAL “Roger Fernandes Rodrigues”, por unanimidade, por conhecer a história de Roger e por entender ser justa a homenagem, pois o mesmo em vida, fez jus a recebê-la.

Com a nova nomenclatura NÚCLEO SOCIAL “Roger Fernandes Rodrigues” e com algumas alterações estatutárias e regimentais, conseguimos ampliar e melhorar nossos atendimentos.

 

TRANSFORMAÇÕES E AMPLIAÇÕES

Transformamos a Creche Bem-Me-Quer em PROJETO BEM-ME-QUER e ao invés de atender 30 crianças em período integral, estamos atendendo 72 crianças em período matutino e vespertino; estamos prestando assistência social ao nosso público com algum tipo de deficiência, enfim, estamos cumprindo os nossos objetivos. Conheça melhor o nosso público alvo:

.

NOSSO PÚBLICO ALVO

  • Oferecer atendimento assistencial a crianças e adolescentes carentes com idades entre 02 anos a 17 anos e 11 meses, residentes no bairro da instituição e bairros adjacentes;
  • Ofertar atividades pedagógicas voltadas para educação infantil a crianças carentes com idade de 02 a 03 anos e 11 meses e atividades voltadas para o contra turno, para crianças em idade escolar, ou seja, com idades de 04 a 17 anos e 11 meses, em período matutino (7h às 11h) e em período vespertino (13h às 17h), de 2ª a 6ª feira;
  • Atender crianças, adolescentes e adultos com algum tipo de deficiência residentes no Estado do Espírito Santo;
  • Atender o cuidador (pessoa responsável) pela pessoa/criança com deficiência.

.

NOSSOS VALORES: São pautados na ética, responsabilidade, competência e respeito aos seres humanos e suas diferenças.